style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Cinema itinerante desembarcará nesta segunda-feira para exibir o filme "Turma da Mônica-Laços" e curtas metragens
A população de Rosário do Sul terá a oportunidade de assistir, nesta segunda-feira à noite, curtas metragens e o filme "Turma da Mônica-Laços" ao ar livre. A cidade recebe o projeto Cinesolar, uma iniciativa da RGE Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A com recursos do governo federal por meio do Ministério da Cidadania. A experiência é inovadora porque, além de cinema itinerante, o programa exibe filmes a partir da energia solar.
O evento está previsto para começar às 19h15min, na Rua Amaro Souto, em frente à prefeitura, com a exibição de curtas metragens. Na sessão das 20h15min, será a vez das aventuras da turma da Mônica, criação de Maurício de Souza, passarem no telão. Todos os filmes são censura livre.
Agudo ganhará uma nova escola municipal em 2020
A prefeitura pede que a população leve cadeiras. Em caso de chuva, as sessões serão transferidas para o Teatro João Pessoa, no Largo da prefeitura.
Conforme a RGE, o Cinesolar é uma ação inovadora por utilizar energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo, arte, cinema e sustentabilidade.O cinema itinerante já percorreu várias cidades gaúchas em uma van equipada com placas solares. Esses equipamentos possibilitam que as películas e apresentações artísticas sejam exibidas à plateia por meio de um sistema conversor de energia solar.
Ao chegar nas cidades, a equipe do projeto retira todos os equipamentos da van para montar o cinema, preferencialmente em espaços públicos, como praças e quadras esportivas em regiões carentes.O projeto também percorre municípios onde a energia elétrica funciona de forma precária ou ainda não chegou. As placas solares têm uma autonomia de mais de 20 horas. Como é um projeto social e as sessões ocorrem em áreas públicas, não há cobrança de ingressos.